Palestrantes

Prof. Dr. José António Moreira

José António Marques Moreira é doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra e Professor no Departamento de Educação e Ensino a Distância da Universidade Aberta, onde desempenha, desde 2014, as funções de Diretor da Delegação Regional do Porto. É Coordenador Científico da Unidade Móvel de Investigação em Estudos do Local (ELO) da Universidade Aberta e Investigador Integrado no Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20), Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais da Universidade de Coimbra. Exerce, atualmente, também funções como Coordenador Executivo da Unidade de Desenvolvimento dos Centros Locais de Aprendizagem (UMCLA) da Universidade Aberta. Publicou 52 artigos em revistas especializadas e 36 trabalhos em atas de eventos, possui 25 capítulos de livros e 24 livros publicados. Tem participado em eventos no estrangeiro e em Portugal como orador convidado e tem realizado investigação, sobretudo, na área da Educação Online e das Tecnologias Digitais.

Prof. Dr. José Luís Ramos

José Luís Pires Ramos. Licenciado em História e Ciências Sociais pela Universidade de Évora e Mestre em Tecnologia Educativa pela Universidade de Salamanca, Espanha. Concluiu o doutoramento em Ciências da Educação, especialidade de Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação pela Universidade de Évora em 1998. Foi Assistente Estagiário de 1987 a 1991, Assistente de 1991 a 1997, Professor Auxiliar de 1998 a 2001 e é Professor Associado na Universidade de Évora . Publicou 9 artigos em revistas especializadas, possui 4 capítulos de livros e 6 livros publicados. Possui 6 softwares e outro 1 item de produção técnica. Recebeu 2 prémios e/ou homenagens. Atua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Educação. Nas suas atividades profissionais interagiu com 23 colaboradores em coautorias de trabalhos científicos. No seu curriculum DeGóis os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Tecnologia Educativa, Software educativo, Ensino secundário, recursos educativos digitais, inovação educativa, Ensino assistido por computador e ambiente de aprendizagem na Internet.

Profa. Dra. Pricila Kohls Santos

Professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB/DF. Líder do Grupo de Pesquisa GeTIPE. Doutora em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, com estágio sanduíche na Universidade Politécnica de Madrid (2014). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais, Internacionalização e Permanência estudantil (GeTIPE). Integrante da RIES - Rede Sulbrasileira de Investigadores em Educação Superior, do ARGOS (Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital PUCRS). Integrante e membro fundador da RedGUIA (Red Internacional para la Gestión Univervitária Integral del Abandono e Permanencia Estudiantil). Participou do Projeto Alfa GUIA (Gestão Universitária Integral do Abandono - 2012 - 2014), financiado pelo projeto Alfa da União Europeia. Mestre em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Realiza assessoria pedagógica em EaD e prestação de serviços e consultoria em Tecnologia Educacional e EaD. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologias Digitais na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias digitais, educação a distância, educação superior, permanência estudantil, internacionalização, ambientes de aprendizagem, informática na educação, formação de professores, tutoria online. Tendo realizado estágio Pós Doutoral (PNPD) na PUCRS vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação e ao Centro de Estudos em Educação Superior, sob supervisão da Prof. Dra. Marilia Costa Morosini (Pesquisadora 1A - CNPq).

Profa. Dra. Izabel Matos de Aguiar Silva

Doutora e Mestre em Educação pela Universidade de Évora-Portugal. Especialista em Avaliação Educacional pela Universidade de Évora - Portugal. Graduada em Pedagogia pela Universidade Internacional, Uniter - Brasil e Direito pela Faculdade Ideal - Brasil. Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Universidade Anhanguera - Brasil. Atualmente é servidora da Secretaria de Educação do Estado do Pará, desenvolvendo trabalhos de pesquisa, projetos, orientação e formação continuada para docentes na Unidade Regional de Educação da cidade de Castanhal, Pará, Brasil. Docente Colaboradora da Universidade Federal do Pará, onde desenvolve trabalhos relacionados com a orientação de trabalhos de conclusão de curso. É Membro Titular da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC)


Prof. Rafael Santana

Formado em História com especialização em História do Brasil. Por três anos foi educador social no Colégio Marista na área de informática. Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Educação do Distrito Federal - Brasília/Brasil