Dias 24, 25 e 26 de Novembro

1ª Roda de Conversa Internacional Sobre os Processos de Ensino em Contexto de Pandemia: As Vozes dos Docentes

Online e 100% gratuito com certificação

O Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP/Portugal) e o Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE) da Universidade Católica de Brasília/Brasil convida os docentes portugueses e brasileiros dos vários níveis de ensino a participarem da 1ª roda de conversa internacional. Esta iniciativa se enquadra no Projeto de Pós Doutoramento, no âmbito do Projeto Maestri, sob a coordenação da Dra. Sandra Sousa (CIEP/Évora, PPGE da U. Católica de Brasília) e supervisão do Prof. Dr. José Luís Ramos (U. Évora) e da Profa. Dra. Pricila kohls Santos (Universidade Católica de Brasília).

O encontro ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de novembro, em formato online, e tem como tema enquadrador "Os Processos de Ensino em Contexto de Pandemia: as vozes dos docentes".

O evento propõe uma discussão de relatos e práticas pedagógicas dos docentes vivenciadas durante a pandemia, proporcionando, assim, a partilha de experiência, o enriquecimento mútuo dos percursos educativos desenvolvidos neste período, nomeadamente, a implementação do ensino online.

Outrossim, este evento permitirá fomentar um amplo debate de forma a auxiliar o Projeto Maestri na formulação de estratégias de capacitação aos docentes com respostas às necessidades organizacionais das escolas e, por conseguinte, a análise de políticas públicas.

A participação no evento se dará através de duas formas: comunicação oral ou apenas como ouvinte.

Para a comunicação oral, o participante enviará no próprio formulário de confirmação de presença, link disponibilizado no final desta página, relatos de sua experiência pedagógica no período da pandemia.

A apresentação ocorrerá de forma livre em até 10 minutos para que seja possível apresentação e discussão dos demais participantes, bem como a dinamização da roda de conversa.

Todos os trabalhos serão lidos pela comissão organizadora e selecionados de acordo com o seu grau de diversidade e riqueza de experiência. É importante que o docente relate acerca dos desafios, das vantagens e das atividades desenvolvidas em resposta às novas condições de ensino impostas pela pandemia.

Convidamos, desde já, todos os docentes portugueses e brasileiros a estarem presentes e a contribuir para a I edição desta roda de conversa.

ORGANIZAÇÃO:

Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora (CIEP-Évora/Portugal)

Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Católica de Brasília (PPGE- Brasília/Brasil)

Projeto Maestri

Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC - Pará)

Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF - Brasília - Brasil)

DATAS IMPORTANTES:

Submissão de resumo para apresentação de relatos: 10 de novembro

Notificação de aceitação de relatos: 17 de novembro

Inscrição como ouvinte: até o dia 17 de novembro

LOCALIZAÇÃO: O evento será realizado no formato on-line.

COMISSÃO ORGANIZADORA:

Hugo Rebelo (U. Évora)

Isabel José Botas Bruno Fialho (U. Évora)

Izabel Matos de Aguiar Silva (SEDUC - Pará/U. Évora)

João Paulo Oliveira (CIEP/Évora)

José Luís Ramos (U. Évora)

Pricila Kohls Santos (U. Católica de Brasília)

Sandra Emília Barros de Sousa (CIEP/Évora, PPGE da U. Católica de Brasília)



Dia 24

AberturaPalestra Relato das experiências do ensino superior em PortugalRelato das experiências do ensino superior no Brasil

Dia 25


Relato de práticas exitosas de docentes do Estado do Pará Relatos de experiências dos docentesRoda de conversaMinicurso

Dia 26


Relatos de experiênciasRoda de conversaMinicurso

O objetivo deste evento é reunir os docentes portugueses e brasileiros para relatarem e discutirem sobre os seus processos educativos durante a pandemia.

Esperamos contar com sua presença!

Confirmar sua presença aqui.